Jump to content

Como traduzir mods do Baldur's Gate 3


Theuw

Recommended Posts

Olá! Este é um guia de como traduzir mods para o Baldur's Gate 3!

Neste tópico vou explicar o passo a passo de como criar sua tradução para o Baldur's Gate 3 e ter aquele seu mod favorito em português para uma imersão maior no jogo!

Aqui estão alguns programas que você precisará:

  • Baldur's Gate 3 Modder's Multitool - Esse programa permite ao usuário a desempacotar e empacotar mods e arquivos do jogo, gerar UUID's e outros recursos para usuários avançados. O nosso foco é somente desempacotar e empacotar mods.
  • Norbyte's LSLib Export Tool - Esse é um programa de conversão de arquivos, quando aberto ele é cheio de abas com diversas opções de conversão, porém nós só vamos utilizar a aba Localization.
  • Notepad++ - Você precisará de um programa para abrir o arquivo de tradução que está no formato .xml, você pode até utilizar o bloco de notas, mas recomendo utilizar o Notepad++, pois ele tem muitas vantagens em editar arquivos com muitas linhas e tags (basicamente um editor de texto para programadores).
  • LaughingLeader's Baldur's Gate 3 Mod Manager - Este é um gerenciador de mods do Baldur's Gate 3. Ao adicionar mods, eles ficarão em uma lista de prioridades, se o autor do mod diz que o mod precisa estar em alta ou baixa prioridade, siga o recomendado, caso não coloque na ordem que desejar. Sempre coloque traduções abaixo dos mods principais.
  • DeepL Translate - Você poderá usar sites ou até mesmo dicionários para traduzir o arquivo, um site que recomendo é o DeepL Translate ele sugere termos similares no próprio texto traduzido e modifica da forma que você desejar. E ele até tem um programa próprio se quiser baixá-lo.
  • 7Zip - Como o WinRAR, o 7Zip compacta e descompacta arquivos, a diferença é que ele abrange mais formatos e é Open Source, ou seja, gratuito.

     

Passo a passo de como traduzir mods:
 

1. Primeiramente instale seus programas em um lugar da qual ficará fácil para acessar seus mods que quiser traduzir, que estão em andamento, ou já traduzidos. Após a instalação de todos os programas faça uma cópia do mod, que está em formato .zip, que você quer traduzir e coloque em uma pasta separada, como por exemplo: "Mods para traduzir".

IgGIkYK.png

2. Você precisará extrair o mod para a pasta que você acabou de criar, o arquivo que será extraído está em formato .pak, para extrair utilize programas como o 7Zip que é gratuito e é compatível com diversos formatos de compactação.

iEynyaR.png

3. Depois do arquivo .pak extraído, você precisará desempacotá-lo para ter acesso aos arquivos do mod, para fazer isso abra o programa Baldur's Gate 3 Modder's Multitool (bg3-modders-multitool), vá na pasta onde você deixou o arquivo .pak e arraste até a caixa de texto onde está escrito "Drop mod workspace folder or a mod .pak here", isso fará com que o arquivo .pak seja desempacotado.

80COHhs.png

4. Após o arquivo .pak ser desempacotado você precisará acessar o local onde ele está, no próprio programa Baldur's Gate 3 Modder's Multitool vá na aba Shortcuts e clique em Unpacked mods, o programa irá abrir a pasta onde os mods desempacotados estão e você terá acesso aos arquivos do mod.

3noyXU6.jpg

5. Com acesso aos arquivos do mod sugiro copiar a pasta do mod desempacotado, colar na pasta "Mods para traduzir" e somente deixar as seguintes pastas do mod: Localization e Mods. Você somente precisará do arquivo de localização que está em "...\bg3-modders-multitool\UnpackedMods\NomeDoMod\Localization\English".

6. Após a cópia da pasta do mod, e exclusão de outras pastas que não iremos utilizar, vá na pasta Localization e renomeie a pasta English para BrazilianPortuguese, assim não teremos problemas quando abrirmos o jogo e nada estiver traduzido, e dentro da pasta Mods renomeie a pasta para o nome do seu mod.

ExHbUy7.png

7. Sugiro excluir o arquivo de metadados "meta" que está em formato .xml que está em "...\NomeDoMod\Mods\NomeDoMod", pois iremos adicionar um arquivo novo automaticamente utilizando o Baldur's Gate 3 Modder's Multitool, vou explicar mais nos passos finais.

g4BQWtt.png

8. Abra o arquivo de localização .xml na pasta do mod original localizado em "...\NomeDoMod\Localization\English" e o arquivo que você irá traduzir localizado em "...\NomeDoSeuMod\Localization\BrazilianPortuguese" com o Notepad++. Clique com o botão direito do mouse no arquivo, clique em Abrir com e selecione o Notepad++, caso não apareça na lista de programas, vá em Abrir com -> Escolher outro aplicativo e selecione Notepad++, e se ainda não estiver aparecendo o programa, desça a lista e clique em Mais aplicativos -> Procurar outro aplicativo neste PC e selecione o arquivo .exe do Notepad++ no lugar onde você o instalou, você pode deixar para sempre abrir arquivos .xml com o Notepad++ se quiser.

9. Após abrir o arquivo de localização original, sugiro deixar como Somente leitura para não ter problemas no caso de colar ou excluir no lugar errado. Abra o arquivo que você irá traduzir e se você tiver um monitor grande ou até mais de um monitor sugiro deixar um arquivo ao lado do outro para ter como referência e facilitar caso já tenha avançado muito na tradução e quer mudar algo específico. Você pode usar um recurso do próprio programa: Clique com o botão direito na aba do arquivo no Notepad++ e clique em Mover Documento -> Mover para outra tela, ou nas abas superiores do programa clique em Visualizar -> Mover/Clonar documento atual -> Mover para outra tela.

10. Quando estiver traduzindo note que há tags nas linhas, a parte que você irá traduzir é a que está mais para o fim da tag. E após a tradução você salvará e renomeará o arquivo traduzido para BrazilianPortuguese ou o nome que desejar. Exemplo de linha:

BB0w5yj.png

11. Estamos chegando nas partes finais, você terá que abrir o programa Norbyte's LSLib Export Tool (ConverterApp), na parte superior esquerda do programa selecione o jogo na caixa de seleção e depois vá na aba Localization, em Input file path clique em "..." e selecione onde o arquivo está localizado, e em Output file path repita o mesmo processo e copie o nome do seu arquivo traduzido, cole na caixa de texto e clique em Salvar. Clique em Convert e pronto! O arquivo que foi convertido estará no formato .loca.

irOxLW6.png

12. Se houver outros arquivos na pasta Localization que não sejam o arquivo que você traduziu em formato .xml ou o arquivo recém-convertido em formato .loca, exclua eles.

13. Agora só falta determinar os metadados da sua tradução, para isso abra o Baldur's Gate 3 Modder's Multitool e vá no local onde está a pasta da sua tradução que você fez, NomeDoSeuMod, por exemplo, e a selecione, arraste até "Drop mod workspace folder or a mod .pak here", uma janela irá abrir com as informações que iremos colocar. Na janela que foi aberta coloque as informações do seu mod:

 NFCAhVz.png

Em Author, coloque seu nome/nickname; em Description, descreva o seu mod, pode ser na língua que quiser; e em Version, selecione a versão do seu mod, por exemplo: Major: 1, Minor: 0, Revision: 0 e Build: 0, da qual ficará: 1.0.0.0.

E Pronto! Seu mod foi traduzido! Agora você precisará testar para conferir se tudo está certo, e caso queira mudar os metadados do seu mod vá em "...\NomeDoMod\Mods" e abra o arquivo meta, se quiser mudar o nome do seu mod vá na linha 18 onde está escrito <attribute id="Name" type="FixedString" value="Nome do seu Mod" /> e mude o último valor para o nome que quiser. Volte para o Baldur's Gate 3 Modder's Multitool e repita o processo para empacotar novamente, porém você não precisará colocar os metadados novamente já que já estão no arquivo meta.
O seu mod ficará em formado .zip e você só precisará colocá-lo no Baldur's Gate 3 Mod Manager, deixe-o abaixo do mod original.

Bom, espero que tudo esteja claro, se tiverem dúvidas não deixem de perguntar!

Edited by Theuw
Adição de imagens e pequenas mudanças no guia para melhor entendimento
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Teria como fazer um vídeo no ytb ensinando a fazer a tradução de tipo 1 item por exemplo que seja pequeno, pois depois do passo 10 fica meio difícil para entender para quem é leigo no assunto (eu) pois não entendi se preciso dropar a pasta do mod traduzido por completo ou da pasta mod que foi alterada, pois parece que não estou fazendo uma tradução meio que complementar do mod e sim refazendo o mod com 1 arquivo a mais com localização traduzida,  consegui fazer a tradução do mod Thor - God of Thunder - Stormbreaker and Mjolnir porém eu não entendi como eu a fiz do passo 10 em diante kkkk. E para mim não apareceu a tela de Author e Description só apertei em rebuild e adicionei o mod. 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
On 3/9/2024 at 12:53 AM, jefak47M said:

Teria como fazer um vídeo no ytb ensinando a fazer a tradução de tipo 1 item por exemplo que seja pequeno, pois depois do passo 10 fica meio difícil para entender para quem é leigo no assunto (eu) pois não entendi se preciso dropar a pasta do mod traduzido por completo ou da pasta mod que foi alterada, pois parece que não estou fazendo uma tradução meio que complementar do mod e sim refazendo o mod com 1 arquivo a mais com localização traduzida,  consegui fazer a tradução do mod Thor - God of Thunder - Stormbreaker and Mjolnir porém eu não entendi como eu a fiz do passo 10 em diante kkkk. E para mim não apareceu a tela de Author e Description só apertei em rebuild e adicionei o mod. 

Desculpe por não responder antes, talvez você já tenha conseguido fazer todo o passo a passo, porém vou explicar mesmo assim para o pessoal que estiver com dificuldades veja:

  • Primeiramente o que você somente vai precisar é o arquivo de texto do mod que está na pasta NomedoMod\Localization\English esse arquivo está em formato XML, da qual você poderá abrir com um editor de texto como, por exemplo, o Notepad++ ou Bloco de Notas;
  • Todos as outras pastas que estiverem no mod que não sejam Localization e Mods você poderá excluí-las (Public, Scripts e arquivos soltos);
  • O Passo 7 está dizendo para excluir o arquivo de nome meta. Esse arquivo são os metadados do mod, e após excluir esse arquivo quando você for empacotar no Baldur's Gate Modders Multitool a janela do Passo 13 irá aparecer, em seguida é só colocar os dados e confirmar. Depois teste no Baldur's Gate Mod Manager arrastando o arquivo ZIP da sua tradução e colocando abaixo do mod principal.
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...